Dor nas costa

Dor nas costas: o que é e como evitar?

Responsável pela sustentação e movimentação do corpo, a coluna vertebral une delicadeza e resistência. É delicada porque entre suas 33 vértebras passa a medula espinhal – estrutura sensível que funciona como canal de comunicação entre o cérebro e as demais partes do corpo. É resistente porque representa 40% do tamanho do ser humano e proporciona a flexibilidade e os movimentos realizados pelo corpo. Qualquer disfunção pode causar aquilo que chamamos de dor nas costas.

A coluna é uma estrutura que tem de ser respeitada e utilizada adequadamente. Oito em cada dez pessoas sofrem ou vão sofrer de dores na coluna ao longo da vida. E isso ocorre porque poucos têm a consciência corporal necessária para manter a postura correta.

A dor nas costas

É comum ouvir as pessoas queixarem-se de dor na coluna. Elas podem ser consequência de noites mal dormidas, vícios posturais e esforço acima do normal, entre outros. Em geral são passageiras, mas se forem intensas e repetitivas merecem a atenção de um especialista

A dor nas costas pode ser:

  • Lombar: localizada acima do quadril
  • Dorsal ou torácica: parte central das costas
  • Cervical: fica entre a cabeça e o tronco

Dor lombar: está entre as dores que mais acometem o ser humano, perdendo apenas para a cefaleia. Atinge 80% da população adulta com menos de 45 anos. Chamada de lombalgia, afeta a coluna lombar e não é doença, mas um sintoma que pode ter mais de 50 causas diferentes.

Dor dorsal: menos frequente, apresenta características próprias. A dor acomete a região torácica posterior (região das costas).

Dor cervical: é caracterizada por dor e rigidez transitória na região entre o tronco e a cabeça e tem causas diversas. Costuma se manifestar mais em idosos, profissionais que executam atividades braçais ou que adotam vícios posturais.

Fatores de risco

Sedentarismo, obesidade, má postura, alterações das curvaturas da coluna, crescimento acelerado e envelhecimento estão entre as principais causas de dor na coluna. Além disso, algumas posturas ou movimentos como agachar ou levantar pesos excessivos também podem comprometer a região lombar.

Prevenção

Para prevenir dores e problemas mais sérios podemos adotar algumas posturas e atitudes que poderão nos ajudar a manter a nossa coluna saudável. Primeiro passo é começar a observar sua postura durante o dia.

Sentar corretamenteDica 1: Sentar corretamente

Na posição sentada:

  1. Pés apoiados,
  2. joelho flexionado,
  3. coluna ereta,
  4. ombros relaxados e
  5. olhar no horizonte.

Dica 2: Cuidados com bolsas mochila

Dor_nas_costas=Mochila-erradaAo usar bolsa ou mochilas tente reduzir ao máximo o peso, retirando objetos desnecessários ou que não use com frequência. Se utilizar bolsa, tente alternar o uso entre os dois ombros. Caso use mochila, prefira as mochilas com alças largas, use as alças nos dois ombros.

Mochila pesada aumenta a dor nas costas

Mochila pesada aumenta a dor nas costas

 

Dica 3: Dormir bem

Ao deitar, lembre-se: posicionamento é hábito, no início pode incomodar mas depois de algum tempo você se sentirá melhor. Também é necessário alternar entre o lado direito e esquerdo.

Deite de lado, coloque uma almofada na cabeça na altura adequada que mantenha a cabeça alinhada com a coluna, uma almofada entre os braços para conforto e uma entre as pernas com objetivo de deixar a coluna lombar em uma posição mais neutra.

Dor_nas_costas=Como-dormir-corretamente

A qualquer sinal de dor ou incomodo procurar o profissional de saúde, alerta a Fisioterapêuta Silvana Corrêa.

Tratamentos

É comum utilizar – e até abusar – de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares quando se trata de dores nas costas, muitas vezes um desses medicamentos pode bastar para conter a dor, entretanto, o indicado é sempre procurar um especialista: a dor pode esconder algum problema mais sério e em todos os casos, descobrir sua origem é fundamental para evitar o agravamento da condição.

Um programa fisioterapêutico individualizado pode tanto tratar como evitar recaídas, fortalecendo os músculos posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos para coluna lombar, cervical, quadril e ombro.

Agende agora sua avaliação pelo e-mail silvanacorrea@fisiosil.com

Deixe seu comentário, dúvidas e sugestões de novos temas.

 

8 comentários sobre “Dor nas costas: o que é e como evitar?

  1. Parabéns pelo trabalho, pela pessoa determinada,por ser dedicada naquilo que faz.tratando seus pacientes com carinho e respeito merecido.

  2. Doutora, estou muito feliz pelo trabalho feito com minha mãe,ela está praticamente curada.está fazendo direitinho os exercícios que a senhora passou e está contente.obrigada

  3. Doutora, boa-tarde, tentei falar com a senhora pelo wat zap 9107-8211 ñ obtive resposta, liguei deu cx, e o 9911-0029 ñ atendeu. gostaria de saber como faço pra marcar uma consulta cm senhora.
    tenho artrose na cervical em tds as vertebras, lombar e ombro esquerdo, sinto muitas dores nas costas.
    grato aguardo retorno,

    otoniel chagas

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